Hair & Beauty 2015: feira profissional de beleza encerra sua 9ª edição

Data: 22/OUT/2015

Tendências em beleza, lançamentos de produtos e novidades em capacitação profissional movimentaram o Riocentro durante os três dias de evento

Na Hair & Beauty 2015, veio à tona uma antiga questão de beleza da mulher brasileira: ter os cabelos lisos ou naturais, sem química? O dilema era notável nos corredores da 9ª edição da feira profissional de beleza, que aconteceu de domingo (18) a terça (20), no Riocentro. Mas os lançamentos nos estandes, que levaram mais de 300 marcas ao evento, confirmam a tendência: cabelos naturais estão voltando com tudo, sejam eles ondulados, cacheados ou afros. E o mercado está atento a isso e, também, influenciando a mudança.

“Antigamente, não existiam tantos produtos especializados em tratamentos para esses tipos de cabelos. Mas a indústria investiu em pesquisas e tecnologias que permitiram a mulher assumir seus cabelos como eles são e a tratá-los respeitando suas características naturais. Aqui, conseguimos reunir diversas marcas que estão inovando no segmento”, afirma Patrícia Rodrigues, diretora de negócios da feira, promovida e organizada pela Fagga | GL events Exhibitions.

Uma delas é a Lola Cosmetics, que estava no estandes da Rio Bel. De todas as linhas que a marca trouxe, os quatro lançamentos eram para cabelos cacheados: Comigo Ninguém Pode, Rapunzel, Curly y Wurly e Volumão, produtos que estavam com até 20% de desconto, preços exclusivos para a feira. Uma novidade que se viu em alguns locais foi a “Desprogressiva”.

Indo na contramão do alisamento, ou do arrependimento, o produto promete devolver ondas e cachos aos fios. De acordo com o hair e make-up artist argentino Miguel Estelrich, que ministrou workshop na Hair & Beauty 2015, ganha-se mais respeitando o próprio estilo do que seguindo o padrão mundial de beleza.  “Uma das coisas que a mulher está começando a perceber é que para mudar não é preciso seguir o padrão imposto”, explicou.

Para as unhas, a atriz e apresentadora Antônia Fontenelle lançou produtos de sua linha de beleza pela Bien Cosméticos. Além disso, a Rio Bel levou as novas cores de esmaltes da Preta Gil e Bruna Marquesine, com cores que serão tendência no verão. Já a Magic Nails apresentou novas técnicas para alongamento de unhas e esmaltes em gel, uma aposta para facilitar o dia a dia das mulheres. “Este é nosso sétimo ano de Hair & Beauty e foi uma grata surpresa, tivemos um resultado acima da expectativa. A marca nasceu aqui na Barra e fazer essa feira é como estar em casa. Foi um grande evento”, comemora Rodrigo Cabral, fundador e diretor da Magic Nails.

Os produtos de beleza japoneses também estão em alta. "O mercado brasileiro nos recebe muito bem. Gostamos de participar da Hair & Beauty, pois a mulher carioca é uma referência de beleza no mundo e o mercado carioca possui muito potencial", afirmou Oliver Kasianczuk,  Diretor-presidente da Takara Belmont, há 40 anos no Brasil.

Nos encontros dedicados a beleza das noivas,  o  Hands On de maquiagem, com Guilherme Camilo, e de penteado, como Rodrigo Gimenes, os visitantes aprenderam com os profissionais técnicas e tendências fáceis e rápidas de executar, tudo para agilizar o trabalho, sem perder em qualidade.

Mercado de trabalho em crise exige maior capacitação

Em um cenário de instabilidade econômica, o segmento de beleza tem se confirmado como uma excelente oportunidade para empreender. “A feira é uma grande aliada neste momento delicado que vive o país. Para as 300 marcas expositoras, uma oportunidade para alavancar vendas e conquistar clientes. Para os profissionais, uma chance de se profissionalizar e abastecer os estoques para o fim de ano, uma época excelente para os negócios”, afirma J. Stevanato, curador da Hair & Beauty.

Duda Molinos, Guilherme Camilo e André Sartori foram alguns dos profissionais renomados que compartilharam seus conhecimentos no Beauty Make Up Day, realizado no segundo dia de evento. O SENAC-RJ também incentivou a capacitação dos visitantes, oferecendo oficinas de corte e penteado alinhado ao conceito da "Beleza Integrada", que tem como embaixador Fernando Torquatto. "Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacitação é essencial. Oferecemos diversas oficinas para que os profissionais pudessem ter uma degustação dos nossos cursos", afirmou Helder Falcão, especialista da área de beleza do SENAC-RJ.

“O profissional de beleza tem que mudar a técnica e aprimorar o olhar. Na crise, ou a gente se aperfeiçoa ou não vai ter sucesso. O brasileiro não pode mais ficar no raso, como ele está habituado”, disparou nesta terça-feira, Rodolfo Santos, coach de carreiras em sua palestra, no Espaço Sinbel-RJ.

Esther Gomes Gonçalves, presidente do Sinbel-RJ, afirmou que a feira é importante para estreitar o relacionamento com os profissionais: "Diante de um mercado que se encontra em constante mudança é necessário que o profissional saiba dos seus direitos e tenha acesso as informações da sua classe". Os expositores puderam confirmar que o mercado de beleza continua aquecido. “Nós vendemos muito bem e a feira atendeu nossas expectativas. Para a gente não tem crise”, disse Suany Lacerda, gerente da Portier Fine no Rio de Janeiro. Os representantes das marcas Van de Velde e Mutari comemoraram o resultado e revelaram que atingiram as expectativas de vendas.

Em 2016, a Hair & Beauty acontece de 20 a 22 de novembro, com capacitação em cabelos, maquiagem, unhas e estética, além de expositores apresentando os principais lançamentos do setor.

Sobre a H&B

Hair & Beauty é voltada para o profissional que busca uma capacitação de qualidade, ao mesmo tempo em que ele pode aproveitar para comprar produtos a preços promocionais. Assim, pode abastecer seus estoques para a demanda de final de ano. As empresas encaram a feira como uma vitrine para se fechar bons negócios, tanto que marcas de peso como Bien Profissional, Vult, Vanité, Van de Velde, Catherine Hill, For Beauty, Probelle, Estação da Beleza, Portier Fine, Sange do Brasil e Vitafavo estarão presentes.

Nesta edição, a Hair & Beauty – Feira Profissional de Beleza conta com mais de 20 oportunidades de cursos de atualização para profissionais, grande aposta para aqueles que buscam novos conhecimentos para driblar a crise, como o concorrido Congresso de Maquiagem que chega a sua terceira edição, Hands On de Cortes e Penteados, Estética na Prática e o Campeonato de Cabeleireiro Sinbel RJ. Entre workshops e palestras, os maiores profissionais do país passarão pela feira. Além de Duda Molinos, estarão presentes outros grandes nomes como André Satori, Guilherme Camilo, Maurício Pina e Miguel Estelrich.

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, a Fagga | GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events, a Fagga soma mais de meio século de experiência.

Serviço – Hair & Beauty

Riocentro: Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca (RJ)
De 18 a 20 de outubro de 2015
Horário: das 10h às 20h
Ingressos a R$ 50,00 (válido para os três dias de evento)
Informações e áreas comerciais: (21) 2441-9100/ (11) 3044-4410
FAQ: hairbeautyexpo@hairbeautyexpo.com.br

www.hairbeautyexpo.com.br

Censura livre

Assessoria de Imprensa

FGuaraná Comunicação Estratégica

Mariana Costa – (21) 96877-6336 – mariana@fguarana.com.br
Bruna Velon – (21) 98865-0345 – bruna@fguarana.com.br
Mayã Furtado – (21) 98811-4897 – maya@fguarana.com.br